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A música medieval é marcada pela estrutura modal, praticada no canto gregoriano, nas himnodias e salmodias, na Ars Antiqua e na Ars Nova e ainda na música dos trovadores.
A música modal é caracterizada pela importância dada às combinações entre as notas e seus resultados sonoros. O compositor usa uma escala diferente de acordo com a função do texto cantado. As principais formas musicais são as salmodias (cantos de partes da Bíblia) e as himnodias (cantos realizados sobre textos novos, cantados numa única linha melódica).
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A melodia gregoriana, institucionalizada pelo papa Gregório I se tornou modelo para a Europa católica. Designou-se notas musicais como são conhecidas atualmente, usando o texto de um hino a São João Batista, onde cada estrofe inicia com uma nota musical: as 7 primeiras letras do alfabeto latino - UT, RE, MI, FA, SOL, LA, SI. Posteriorimente DO substituiu o UT.
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A Ars Antiqua desenvolve-se entre 1240 e 1325 e suas formas musicais perduram até o fim da Idade Média. É composto a partir de textos gregorianos que recebem um segundo texto, independente e silábico. Cada vogal corresponde a uma nota. Essa necessidade de cantar cada vogal impulsiona uma nova rítmica.
Na Ars Nova, de 1320 a 1380, recursos são utilizados para dar uniformidade às diversas vozes da polifonia (melodias simultâneas) - são comprimidas ou ampliadas e muitas vezes sofrem inversão (lidas de trás para frente).
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